CETRAN/RS realiza Sessão do Pleno em Santana do Livramento

31203429-images.png - Foto: CETRAN/RS

O Conselho Estadual de Trânsito realizou, em 17 de novembro, sessão do Conselho Pleno, em Santana do Livramento/RS, para debater temas atuais acerca de questões do trânsito na fronteira.

A arquiteta Suellen Lopes Frescura, integrante do comitê técnico de mobilidade urbana do município, palestrou sobre a elaboração do plano diretor de mobilidade urbana do município, na qual apresentou as diretrizes gerais e específicas em que o plano se organiza, buscando a fluidez e a mobilidade urbana, nas vias da cidade e especialmente por ser uma cidade fronteiriça, a relação com os motoristas da cidade de Rivera, no Uruguai.

A inspetora Geanine Duarte, chefe substituta da delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Santana do Livramento, em sua palestra discorreu sobre os desafios e dificuldades no policiamento nas rodovias federais de fronteira, apresentando um panorama geral sobre a matéria e a as ações desenvolvidas para a prevenção de acidentes e a repressão aos delitos e infrações de trânsito.

O Presidente do CETRAN, Sergio Teixeira falou aos presentes, especialmente aos agentes municipais de trânsito, presentes na sessão sobre a ampliação das competências municipais à luz das últimas alterações do Código de Trânsito Brasileiro, que impactaram sobremaneira a ação deles.

Por último, o médico Ziad Badra, Conselheiro do CETRAN, expôs sobre a junta médica de saúde CETRAN/RS, da qual é integrante, expondo aos presentes o funcionamento e a forma pela qual os recorrentes podem chegar até a Junta.

A sessão foi muito produtiva e bem organizada pelo Conselheiro Ziad Badra e a experiência de sessões do CETRAN no interior do estado, deverá ocorrer em outras cidades no próximo ano, tornando assim o Conselho mais conhecido e proporcionando maior integração com as autoridades e agentes de trânsito.

Estiveram presentes, o Conselheiro Carlos Tatsch, Edson Cunha, Paulino Correa, Renato Pereira, Ziad Badra e Glei Menezes.