Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Segurança Pública
Início do conteúdo

Atividades do Maio Amarelo movimentaram cidades brasileiras no último fim de semana

Publicação:

Atividades do Maio Amarelo movimentaram cidades brasileiras no último fim de semana
Atividades do Maio Amarelo movimentaram cidades brasileiras no último fim de semana - Foto: CETRAN

Passeios ciclísticos, corridas, caminhadas, blitz, palestras e outras ações educativas foram efetuadas em prol da segurança no trânsito, mensagem levada pelo movimento

O movimento Maio Amarelo mobilizou, com atividades diferenciadas, várias de cidades brasileiras neste final de Semana. Do Sul ao Norte, caminhadas, blitze educativas, teatros de fantoches, corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, levaram à população das cidades, informações para reflexão sobre o elevado número de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito no Brasil, os custos e os efeitos negativos dessas ocorrências para as famílias e para o país.

Em Blumenau, Santa Catarina, uma corrida fez parte das atividades do Maio Amarelo no município. No interior de São Paulo, em Paulínia e em Indaiatuba, caminhadas e corridas também fizeram parte das atividades de conscientização. Em Bebedouro, também uma caminhada integrou as atividades do Maio Amarelo no final de semana.

Em Campinas, no Parque D. Pedro Shopping, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), levou a mensagem do Maio Amarelo à população, em especial às crianças com um teatro de fantoches. Além dele, abordagens educativas, mini palestra sobre pilotagem segura, teste-Ride, inspeção veicular e  discussão com o tema “Educação no Trânsito é Cidadania”.

No Nordeste, os destaques neste final de semana ficaram com Maceió e Recife e também com o Ceará, onde, em Maracanaú, houve orientação à população sobre segurança no trânsito. Na capital de Alagoas, as ações que alertaram para a necessidade da redução do número de mortos e feridos, ocorreram em shoppings centers. Já em Recife, uma blitz em bares da cidade orientou a população sobre a necessidade de reversão do quadro.

Houve atividade também no município de Ji-Paraná, em Rondônia. Em Mocajuba, no Pará, blitze também orientaram sobre a necessidade de práticas de condução segura para redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Do mesmo modo, a capital do Amazonas, Manaus, reuniu cerca de 200 pessoas em um passeio ciclístico que integrou as atividades pelo Maio Amarelo. E, no Centro-Oeste, em Luiziânia, em Goiás, a atividade foi educativa.

O movimento foi criado há 3 anos pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) com o objetivo de orientar sobre práticas seguras de direção e conscientizar sobre o expressivo número de vidas que se perdem nas vias e rodovias do país. Em 2014, mais de 43 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito. Sem contar com os feridos, que por conta disto, ocupam 60% dos leitos hospitalares, o que prejudica outros atendimentos. E, ainda, há um número acentuado, também, de pessoas que, em acidentes de trânsito acabam adquirindo sequelas permanentes.

O Maio Amarelo nesta edição de 2016 tem como temas principais a velocidade e  a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro. Segundo o diretor-presidente do ONSV, José Ramalho, medidas simples podem contribuir em muito para a reversão deste quadro. “Respeitar faixa de pedestres, dirigir em velocidade compatível, não deixar de usar cinto de segurança no banco traseiro são algumas delas”, destaca.

Fonte: Site Maio Amarelo

Mais notícias

Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN RS